Manual de Internação

Internação

Todo paciente deverá ter, no ato da internação, um responsável para assinar o termo de responsabilidade. Em caso de convênio, o associado ou seu responsável deverá apresentar documentos comprobatórios.  Em caso de procedimentos, exames, próteses e itens não cobertos pelo convênio, o paciente ou seu responsável deverá assinar um termo de ciência no ato da internação ou durante sua permanência no hospital. As carências estabelecidas pelos convênios serão observadas e obedecidas. Desta forma, dentro do período de carência, as internações assumirão caráter particular e os honorários médicos negociados entre o paciente ou responsável e o médico. 

Identificação

No momento da internação, o paciente receberá uma pulseira de identificação branca com seu nome, número de identificação hospitalar e data do nascimento. Essa pulseira tem o objetivo de proporcionar a devida segurança ao paciente quando internado na instituição. Os acompanhantes e visitantes receberão uma pulseira de identificação e deverão permanecer com ela durante todo o tempo de permanência no hospital.

 

Pertences

Os valores e pertences de pacientes internados deverão ser recolhidos pelo seu responsável no ato da internação. Não nos responsabilizamos por perdas, danos ou extravios de quaisquer objetos, inclusive joias, dinheiro, cartões de crédito, celulares ou pertences em geral. 

 

Acomodações

Garantimos as acomodações de acordo com o convênio. Quando o paciente optar por um aposento superior ao que lhe garante o Plano de Saúde, deverá realizar na tesouraria a complementação da Diária Hospitalar. Os honorários médicos serão objetos de acerto entre o médico e o paciente. Se o paciente necessitar de transferência para a UTI, o leito por ele ocupado deverá ser liberado pelo acompanhante. Ao receber alta da UTI, o paciente terá à disposição um novo leito. Oficializada a alta hospitalar, será permitida a permanência máxima de 2 horas, excedendo, será cobrada diária adicional. 

 

Hotelaria

Não fornecemos toalhas de banho/rosto ao acompanhante do paciente internado em apartamento. Todos os mobiliários, telefone, controle remoto, televisor e demais itens do quarto são de responsabilidade do paciente. Qualquer avaria destes deverá ser ressarcida pelo mesmo. O Hospital Samaritano possui acesso a rede Wi-fi para seus pacientes internados e clientes com a SENHA: hsamaritano. Todos os pedidos referentes a mobiliários e manutenção devem ser solicitados através do ramal 4489 nos seguintes horários: Segunda a sexta: 7h00 às 21h00. Demais horários, procurar o posto de enfermagem. 

 

Controle de Infecção Hospitalar

Antes de entrar no quarto, lave as mãos. Os visitantes e acompanhantes não deverão deitar, sentar ou colocar pertences no leito do paciente. Não é permitido fumar dentro do hospital e dependências. Não é permitido trazer flores. Não é permitido o uso de celulares nas UTIs. No caso de isolamento, as visitas são restritas. Dirija-se ao posto de enfermagem para receber orientações. 

 

Alimentação

A alimentação do paciente é de responsabilidade do nosso Serviço de Nutrição e Dietética (SND). Não é permitida a entrada de alimentos no hospital. Casos especiais deverão ser autorizados pela nutricionista clínica. Não estão inclusas as refeições extras, eventualmente solicitadas pelo paciente através do ramal 4475.

As despesas de alimentação dos acompanhantes não estão disponíveis na diária hospitalar, salvo os casos em que o convênio do paciente ofereça a cobertura das refeições para os acompanhantes. Nesses casos, o acompanhante deverá dirigir-se a tesouraria nos seguintes horários: Segunda a sexta: das 7h00 às 18h00. Demais horários, utilizar a recepção de internações. As refeições serão seguidas nos seguintes horários:

 

Café da Manhã: 7h30 às 9h30

Almoço: 11h30 às 13h30

Lanche:14h30 às15h30 (Somente paciente)

Jantar: 17h30 às 19h30

Ceia: 20h30 às 21h30 (Somente paciente)

 

Comunicação

O telefone presente nos quartos será utilizado para receber ligações, caso queira fazer ligações, estas serão solicitadas “ a cobrar” discando o ramal 9. É permitido o uso de telefone celular no quarto, desde que este não incomode o outro paciente no caso de quarto compartilhado. Mantenha-o no modo silencioso.

 

Visitas

As visitas serão liberadas para maiores de 7 anos (quando apartamento e enfermaria) e maiores de 12 anos (quando UTIs) e quando não proibidas por ordem médica, obedecendo aos seguintes horários:

 

Acomodação

Horário

Visitantes

Apartamento

9h00 às 22h00

3 visitantes por vez

Enfermaria

15h às 17h | 19h30 às 22h

1 visitante por vez

UTI Adulto

15h às 15h30 | 21h às 21h30

2 visitantes por vez (sem revezar)

UTI Neo Pediatrica

10h30 às 11h | 15h30 às 16h

20h às 20h30

2 visitantes por vez (sem revezar,

sendo um pai ou mãe)

Visite somente o seu familiar e evite a circulação nos corredores. O Hospital possui visitas religiosas as quartas feiras e sábados das 16h00 às 17h00. Dispomos do serviço de cartório para registro de nascimento de segunda a sexta feira das 16h00 às 17h00.

 

Acompanhantes

 

Pacientes internados em quarto compartilhado, com idade inferior a 18 anos, superior a 60 anos e portadores de necessidades especiais têm direito a acompanhante, ou quando a presença do acompanhante se fizer necessária (pacientes dependentes), ficando a cargo do médico responsável fazer esta solicitação. 

Após às 22h, com o objetivo de assegurar ao paciente uma noite repousante, solicitamos que apenas um acompanhante permaneça nos apartamentos individuais. 

As trocas de acompanhantes são realizadas na sala de Internação, às 8h00, 14h00 e 19h00.

Preferencialmente, o acompanhante dever ser do mesmo sexo que o paciente, evitando dessa forma constrangimentos a outro paciente do quarto. O acompanhante deve permanecer no quarto, cuidando somente de seu familiar.

 

Estacionamento

O Hospital conta com estacionamento 24 horas. Por 15 minutos a permanência é gratuita, após este período serão cobradas as horas excedentes. 

 

Transporte

 

A transferência para outro hospital, por desejo do próprio paciente ou dos familiares, somente ocorrerá mediante a liberação do médico e avaliação de ambulância (convênio ou particular)

 

Alta Hospitalar

 

A Alta hospitalar é o momento de receber informações para continuidade do tratamento, é importante a presença de um familiar/acompanhante. A equipe de Enfermagem entregará a receita médica e acompanhará o paciente à recepção com o aviso de alta. Ao receber alta hospitalar, o paciente ou responsável deverá solicitar à equipe de enfermagem os exames de imagem realizados durante a internação. Quando sua internação for particular, o responsável pelo paciente deverá procurar a tesouraria para efetivar a sua alta, que somente acontecerá após o acerto de contas. Se a alta acontecer no final de semana ou feriado, o Hospital entrará em contato para entendimentos necessários no primeiro dia útil após a alta.

 

Orientação para as Gestantes 

 

No ato da internação as mamães devem trazer os seguintes itens:

 

Mãe

  • 4 Camisolas ou pijamas com abertura na frente que não sejam transparentes
  • 1 Hobby para circular pelo Hospital caso seja necessário
  • Calcinhas cintura alta
  • Sutiã próprio para amamentação 
  • Produtos de higiene pessoal e toalhas de banho
  • Chinelo de borracha 
  • Absorvente noturno

Bebê

  • 3 Body
  • 5 Macacões 
  • 3 Meias
  • Luvas
  • 2 Sapatinhos
  • 3 Vira Manta
  • 1 Cobertor ou Manta
  • 1 Toalha de banho
  • Fraldas Descartáveis 

OBS: Toda roupa do bebê deverá ser lavada com sabão neutro, passadas e embaladas em plásticos. 

 

 

Comunicado Importante

Está ocorrendo um golpe em âmbito nacional (que já foi denunciado à polícia), em que estelionatários ligam para os familiares de pacientes internados, passando-se por médicos ou funcionários dos Hospitais solicitando pagamentos por depósito bancário que seriam para a realização de procedimentos, exames, cirurgias entre outros.

 

O Hospital Samaritano vem esclarecer que em NENHUMA situação faz qualquer contato telefônico com os familiares de pacientes internados solicitado quaisquer pagamentos. Firmando nosso compromisso com o melhor atendimento e a clareza que são características de nosso serviço, solicitamos que qualquer contato desse tipo seja feita a devida comunicação a autoridade policial e informado aos profissionais dessa Instituição.

 

 
 
 
Rua Rodrigues Pacheco, 145 - Centro Sorocaba/SP